Pesquisa com Professores Revela Dificuldades na Promoção da Educação Ambiental no Vale do São Francisco

• 3 de maio de 2013 às 12:00
  • Por Karen Lima

Falta de capacitação profissional, material didático descontextualizado e ausência de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que contemple as problemáticas socioambientais foram algumas das dificuldades citadas por professores de Juazeiro-BA e Petrolina-PE na promoção da Educação Ambiental nas escolas.

A pesquisa foi realizada pelos pesquisadores do Projeto Escola Verde (PEV), através de uma Pesquisa Survey, com aplicação de Questionários entre os meses de fevereiro e Abril de 2013, com os professores das escolas da rede pública destes municípios.

Foram pesquisados 73 professores, de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, em 19 escolas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

De acordo com a pesquisa, apenas 17% das escolas de Juazeiro e 10% de Petrolina trabalham a Educação Ambiental de modo integral, sendo que somente 44% e 34%, respectivamente, são de forma direta, por meio de projetos de conscientização e aulas específicas.

Os recursos didáticos utilizados por 31% das escolas de Juazeiro para trabalhar a EA são vídeos, filmes e documentários que abordam a temática; outros 33% das escolas de Petrolina utilizam livros específicos sobre o tema.

A pesquisa também revelou que a interdisciplinaridade na Educação Ambiental é pouco trabalhada nas escolas. Pois dos professores das escolas de Juazeiro 68% trabalham a EA em situações esporádicas, como datas comemorativas. Em Petrolina a situação é semelhante, já que 50% não abordam o tema de forma interdisciplinar e 36% somente em algumas circunstâncias específicas.

Os resultados mostram também que 69% dos professores das escolas de Juazeiro e 68% dos professores das escolas de Petrolina afirmaram não possuir capacitação em Educação Ambiental.

Além disso, 41% dos professores de Juazeiro acreditam que há dificuldades por falta de recursos didáticos adequados e 7% dos professores de Petrolina acreditam que as dificuldades também estão relacionadas à falta da abordagem da questão ambiental no Projeto Pedagógico da escola, dentre outras dificuldades.

A pesquisa permitiu um conhecimento significativo e mais abrangente da realidade das escolas, indicando que as demais escolas da região podem ter dificuldades semelhantes.

Os resultados são parciais e foram tabulados e apresentados pelos alunos Cícero Harisson Souza, Eduardo Rocha e Paulo Sérgio Oliveira, alunos de Ciências Sociais.

Observe alguns gráficos:

1 Comentário

1. Pingback : Projeto Escola Verde » PEV » Pesquisa PEV no Ensino Médio e Superior Confirma Carência na Promoção da Educação Ambiental e Revela Semelhanças Com o Ensino Fundamental