Pesquisa PEV no Ensino Médio e Superior Confirma Carência na Promoção da Educação Ambiental e Revela Semelhanças Com o Ensino Fundamental

• Written by @admin
  • 5 de junho de 2013 às 22:19
  • Por Karen Lima

O Projeto Escola Verde realizou pesquisa em Escolas Pública de Ensino Médio e Superior de Petrolina-PE, e constatou a falta de capacitação dos professores e os poucos recursos didáticos para a promoção da Educação Ambiental.

A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro e abril de 2013, pela equipe de pesquisadores do PEV, e foi conduzida pelos estudantes de Ciências Sociais, Harisson Souza e Paulo Oliveira, também integrantes do Projeto.

A Pesquisa de Opinião (tipo Survey) foi realizada através de Questionários aplicados junto a 18 professores de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, de quatro instituições de nível médio e superior, localizadas em Petrolina–PE: Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal do Vale são Francisco (UNIVASF), Escola Dom Malan e Escola Pacífico da Luz.

De acordo com a Pesquisa, 67% dos professores do Ensino Médio não se sentem capacitados para trabalhar a temática ambiental de maneira permanente e continua; apenas 22% relataram se sentir capacitados. Com os professores de Ensino Superior não foi diferente, já que 56% declararam não se sentirem capacitados para desenvolver a Educação Ambiental em seus conteúdos disciplinares, enquanto 33% se sentem totalmente despreparados para desenvolver a temática socioambiental.

As principais dificuldades na inserção da Educação Ambiental em sala de aula, de acordo com os 56% dos professores do Ensino Superior, estão relacionadas à falta de capacitação para trabalhar com a temática. Já entre os professores do Ensino Médio, quase  60% relataram dificuldades quanto à falta de recursos didáticos adequados.

Os professores também têm dificuldade em implementar a EA em atividades Interdisciplinares, pois 56% dos docentes do Ensino Médio afirmaram só trabalhar a interdisciplinaridade às vezes, enquanto 22% responderam que não trabalham de maneira colaborativa com outras disciplinas. Já 56% dos professores de Ensino Superior declararam que não trabalham com EA com outras disciplinas, e 44% afirmaram fazer somente em ocasiões especiais.

Os resultados coletados são muito semelhantes aos encontrados na pesquisa dos meses de Fevereiro e Abril de 2013 com Escolas de Ensino Fundamental de Petrolina e Juazeiro (clique aqui para ver matéria). De acordo com os dados dessa pesquisa realizada com 73 professores em 19 escolas do Ensino Fundamental de, 69% dos professores pesquisados de Juazeiro e 68% dos professores de Petrolina afirmaram não possuir capacitação em EA. Além disso, 41% dos professores de Juazeiro declararam que há dificuldades pela falta recursos didáticos adequados; outros 51% dos professores de Petrolina afirmaram que a dificuldade está relacionada à falta de capacitação para trabalhar com a temática.

Observe alguns gráficos:

1. Se sente capacitado para desenvolver a temática ambiental em sua disciplina - Ensino Superior

2. Se sente capacitado para desenvolver a temática ambiental em sua disciplina - Ensino Médio

3. Principais dificuldades em inserir a EA na disciplina - Ensino Superior

4. Principais dificuldades em iserir a EA na disciplina - Ensino Médio