Pesquisa Documental do PEV Revela Necessidade de Mudanças Institucionais das Escolas

• Written by @admin
  • 8 de julho de 2013 às 21:33
  • 0
  • A segunda etapa da Pesquisa Documental do PEV, realizada no primeiro semestre de 2013, nas escolas públicas da região, confirmou a necessidade e o desafio de inserção da temática socioambiental nos Projetos Pedagógicos, Planos de Curso e Curriculos, como um tema interdisciplinar e integrado ao funcionamento das escolas.

A pesquisa foi realizada pelos integrantes do Projeto Escola Verde (PEV), entre os meses de março e maio dente ano, em 10 Escolas municipais, sendo cinco localizadas em Juazeiro–BA e as outras cinco em Petrolina–PE. O objetivo foi de observar a presença da Temática Ambiental nos documentos das escolas, tais como o Projeto Interdisciplinar, Curriculo, Projeto Pedagógico (PP) e o Plano de Curso.

Os dados revelaram que quase todos os documentos analisados abordavam de forma periférica e ocasional a temática. Ou seja, não tratavam a questão socioambiental articulada às demais disciplinas, conteúdos e aspectos normativos das instituições; conforme recomenda a Lei de Educação Ambiental (9.795), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), dentre outras normas e leis.

Além de tratar a temática de forma isolada e ocasional, uma das escolas não abordava a questão socioambiental em nenhum dos documentos analisados, além do Plano de aula do professor de Ciências, de forma pontual em uma data comemorativa relacionada ao meio ambiente.

Entretanto duas escolas de Juazeiro apresentaram Projetos Pedagógicos onde a temática Ambiental foi tratada de maneira interdisciplinar. Em Petrolina uma escola apresentou um Projeto Interdisciplinar que aborda a Educação Ambiental.

Essa Pesquisa Documental é semelhante à realizada com outras 20 Escolas de ensino fundamental e outras 4 escolas do ensino médio, localizadas em Juazeiro–BA e Petrolina-PE, no segundo semestre de 2012.

De acordo com a análise de 04 PPs, 01 Plano de Gestão e 33 Ementas de matérias, das 33 disciplinas analisadas, apenas 10 disciplinas das escolas da rede municipal e 9 disciplinas da rede estadual trabalham a Educação Ambiental em algum trechos analisados.

Dentre as disciplinas com maior número de citações destaque para as disciplinas de Ciências e Geografia.

Das 24 escolas visitadas, apenas 13 apresentaram algum tipo de documento para investigação, ou seja, 40% das escolas visitadas não ofereceram documentos para análise.

Nos documentos que abordavam a problemática socioambiental, apenas alguns trechos eram dedicados à temática. Pois, conforme os dados da pesquisa, das 614 páginas dos documentos investigados, apenas 37 páginas foram dedicadas às questões socioambientais, representando cerca 6% deste total.

Dessa maneira, as pesquisas desenvolvidas pelo PEV apontam para as dificuldades existentes na realização da EA nas escolas da rede pública do Vale do São Francisco. Possibilitando que o Projeto direcione as suas atividades para facilitar esse processo de ambientalização ainda sinônimo de dificuldades nas escolas.

Veja alguns gráficos:

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *