Pesquisa PEV 2013 Revela Dificuldades das Escolas em Desenvolver a Educação Ambiental

• Pesquisas do Projeto Escola Verde em 2013, realizadas nas Escola públicas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, revelaram grandes dificuldades e desafios para a promoção da Educação Ambiental.

Os dados levantados revelaram graves problemas, tais como poucas áreas verdes nas escolas, despreparo dos professores para desenvolver a temática ambiental, inexistência de coleta seletiva de lixo e de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) nas escolas, falta de material didático apropriado e carência de programas de formação de professores para desenvolver a temática.

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2013, em 10 escolas públicas de Petrolina-PE e 10 escolas de Juazeiro-BA, através de formulários e questionários. Foram aplicados 19 Formulários junto aos gestores escolares e 72 Questionários aplicados junto aos professores. A pesquisa foi do tipo qualitativa e a amostra foi do tipo não-probabilística, realizada junto às escolas visitas pelo projeto neste segundo semestre letivo de 2013.

Dados Impressionantes das Escolas de Petrolina

A pesquisa com Formulários revelou que cerca de 60% das escolas de Petrolina-PE não possuem áreas verdes adequadas para sombreamento e conforto térmico; em 80% das escolas visitadas foi constatada a necessidade de arborização da área interna da instituição; e que 70% das escolas não possuem programas ou projetos permanentes de Educação Ambiental.

Também foi constatado que aproximadamente 25% das escolas de Petrolina apresentam algum tipo de problema com o abastecimento de água, tais como falta constate do líquido ou vazamentos.

Na pesquisa com Questionários, os professores alegaram despreparo para abordar a temática socioambiental em sala de aula. 72% relataram não receberem capacitação para desenvolver a temática; 55% declararam não se sentirem capacitados para abordar o tema. Por isso, apenas 10% dos professores desenvolvem a temática de forma integral em suas disciplinas, conforme determina a legislação (PCNs e Lei 9.795); embora 65% das escolas tenham condições espaciais e ergonômicas para desenvolver a temática. A pesquisa também revelou que cerca de 70% das escolas não desenvolvem programas ou projetos permanentes de Educação Ambiental e dependem exclusivamente das iniciativas isoladas dos professores. 16% das escolas são afetadas por problemas socioambientais locais, como esgotamento sanitários das ruas circunvizinhas.

Dados Alarmantes das Escolas de Juazeiro

Em Juazeiro-BA a situação não está muito diferente. 80% das escolas visitadas não possuem programas ou projetos permanentes de Educação Ambiental; 22% das escolas enfrentam problemas com abastecimento de água; nenhuma (100%) das escolas possuem Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) para o enfrentamento das problemáticas ambientais; 60% das escolas visitadas não possuíam Coleta Seletiva do Lixo, e apenas 20% possuem coleta seletiva do lixo, problema parcialmente resolvido com a solicitação dos tambores e desenvolvimento de ações pelo Projeto Escola Verde.

Na pesquisa com questionários ficou evidenciado que 75% dos professores entrevistados alegaram não possuírem capacitação para desenvolver a temática socioambiental em suas disciplinas. Dos 25% que abordam a temática socioambiental 3/4 o fazem de maneira voluntária e autodidática; daí que 65% não se sentem capacitados para abordar a temática de forma regular e permanente, conforme determina a legislação.

80% dos entrevistados alegaram a falta de capacitação e de recursos didáticos como os problemas mais graves para a desenvolver a temática. A pequisa também revelou que 75% das escolas investigadas não possuem programas ou projetos permanentes de Educação Ambiental.

Confira alguns gráficos: