Escolas da Região carecem de Educação Ambiental: Revela Pesquisa PEV 2013

• 14 de março de 2013 às 01:31
  • Durante os meses de fevereiro e março de 2013 o PEV realizou Pesquisa com Formulários em mais 20 escolas públicas, representando em torno de 10% das instituições do Ensino Fundamental de Petrolina – PE e Juazeiro – BA.

Os formulários foram preenchidos pelos alunos/pesquisadores do Projeto, no inicio do processo de contato com a escola, a partir da Observação e, quando necessário, ajuda do gestor local.

De acordo com os dados coletados, 84% das escolas necessitam de arborização, sendo apenas 11% de arborização parcial e 73% arborização total da área. A pesquisa revelou ainda que 63% das escolas possuem PPP’s, porém apenas 21% abordam a questão ambiental. Dentre as escolas visitadas 63% não possuem coleta seletiva e na maioria das que possuem, não é desempenhada a reciclagem no processo final.

Os dados revelam que 42% das escolas desenvolvem atividades de Educação Ambiental (EA), mas somente focando a sensibilização e em atividades esporádicas.

Os resultados coletados são muito semelhantes aos encontrados na pesquisa do segundo semestre do ano de 2012 (clique aqui para ver matéria) com outras escolas. Isto pode significar que as dificuldades são semelhantes nas demais escolas da região e pode ajudar a definir melhor quais devem ser os focos do Projeto.

Os resultados parciais da Pesquisa foram apresentados pelos alunos de Ciências Sociais, Harisson Souza e Eduardo Rocha, no último sábado (09/03), em reunião do PEV.

Veja alguns gráficos:

Gráfico 1. Necessidade de arborização