Grupo de Pesquisa

  • Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar – GPEAI

    O GPEAI é um Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq e certificado pela UNIVASF. O grupo é formado por professores/pesquisadores e alunos/pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas da Meso Região do Vale do São Francisco, interessados em desenvolver conhecimentos e ações em Educação Ambiental.  As atividades têm caráter Interdisciplinar e são direcionadas aos diferentes processos locais, nacionais e mundiais relativos às questões ambientais, a partir das seguintes Linhas de Pesquisa:

    Linha 1. Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental.

    Investiga as ações, composições curriculares, contextualização e percepções da Educação Ambiental, formal e informal, no processo ensino-aprendizagem.

    Linha 2. Formação de Professores.

    Tem por objetivo central conhecer o perfil de formação escolar dos professores que atuam no magistério; além de investigar e propor processos de capacitação em Educação Ambiental, de forma interdisciplinar, articulada e contextualizada.

    Linha 3. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

    Procura desenvolver estudos sobre as representações sociais, os processos cooperativos e as diferentes formas de convivência com o Semi-Árido, conservação e preservação, a partir do reconhecimento e problematização das questões ambientais locais.

    Linha 4. Arte e Mídia Ambiental.

    Consiste em conhecer os impactos, tipos e características das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) usadas na abordagem da problemática ambiental. Busca também investigar novas formas, significações e representações artísticas da questão ambiental, através das artes cênicas, gráficas, esculturais, plásticas e das novas tecnologias midiáticas no desenvolvimento da Educação Ambiental.

    Linha 5. Saúde Ambiental.

    Visa compreender os diversos problemas locais de saúde ambiental, a partir da articulação com a Educação Ambiental. Estuda problemas como saneamento ambiental, higiene e consumo sustentável, como práticas educativas para melhoria da qualidade de vida.

    Linha 6. Políticas Públicas Ambientais.

    Tem por objetivo central compreender as ações e projetos dos Poderes Públicos no enfrentamento dos problemas socioambientais, a partir da promoção da Educação Ambiental, formal e informal, a fim de estimular a participação popular e garantir a sustentabilidade das ações executadas.

    Documento para download clique aqui.


    Diretório do Grupo de Pesquisa clique aqui.