Núcleo Temático

  • Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar
    NUTEAI

    O NUTEAI é um componente curricular da UNIVASF formado por professores e alunos de vários cursos e áreas do conhecimento, empenhados em promover a Educação Ambiental de forma integrada e continua nas escolas da região.

    O grupo representa mais uma possibilidade do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensivas relativas às problemáticas socioambientais locais, bem como sobre o papel da Educação Ambiental nos processos de promoção da sustentabilidade, dentro do Projeto Escola Verde.

    Foi a partir da experiência no decurso de atividades do PEV que nasceu a necessidade de ampliar a margem de institucionalidade do Projeto, com a formação do NUTEAI.

    Desde o segundo semestre de 2012 que os estudantes de diferentes cursos da UNIVASF  podem solicitar matrícula no NUTEAI. São oferecidas 50 vagas todos os semestres.

    Os alunos matriculados devem se envolver com as atividades de ensino (Minicursos, Conferências, etc), pesquisa e extensivas do PEV, para cumprir uma Carga Horária obrigatória de 120 hs. Para isso devem se engajar em grupos interdisciplinares que se subdividem por escola e por atividade realizada. Todas as atividades de ensino são certificadas pela UNIVASF,  agregando mais benefícios para os professores e alunos envolvidos.

    Ao final do período espera-se que os alunos tenham adquirido experiências de pesquisa nas escolas, extensivas com o envolvimento nas ações do PEV, e de ensino com a participação nos Minicursos, Conferências e demais eventos desenvolvidos pelo grupo.

    Além de contribuir com as comunidades (sobretudo as mais carentes) na promoção da Educação Ambiental, o NUTEAI colabora para que a UNIVASF cumpra seu papel social de fomentadora da melhoria da qualidade de vida, ambiental e de ensino na região; permitindo o comprometimento socioambiental  dos estudantes matriculados, em suas diferentes formações,  a partir de uma visão interdisciplinar e holística.

    Veja mais informações e conheça a equipe completa de professores e alunos clicando aqui.

    Veja mais informações sobre os Núcleos Temáticos da UNIVASF clicando aqui.