Pesquisa PEV 2014 Revela Desafios da EA em Todos os Níveis
- Written by @leocampello
- 24 de julho de 2014 às 18:58
- 0
-
Pesquisa realizada pelo Programa Escola Verde junto a 18 escolas públicas de níveis fundamental, médio e superior, da região do Vale do São Francisco, revela dificuldades semelhantes para desenvolver a Educação Ambiental (EA).
As dificuldades vão desde a falta de capacitação dos professores para desenvolvimento da temática ambiental, passando pela falta de material didático, precariedade na arborização e coleta seletiva nas escolas, até problemas com a água potável e a existência de surtos de doenças infectoparasitárias.
A Pesquisa foi realizada através de aplicação de Questionários com 82 professores de todas as áreas do conhecimento e de todos os níveis de ensino, em 18 escolas visitadas pelo Projeto neste semestre. Sendo que 15 % do total de entrevistados foram professores de duas instituições de ensino superior de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
Também foram utilizados Formulários preenchidos pelos próprios pesquisadores do PEV, junto aos gestores escolares de 14 instituições de ensino. A pesquisa ocorreu entre os meses de fevereiro e abril de 2014. Os nomes das instituições e pessoas foram preservados por questões éticas.
Realizaram a pesquisa os integrantes do PEV. Os dados foram tabulados pelas estudantes Raquel Coelho (Administração), Clériton Ferreira (Ciências Sociais) e Ana Emídia (Artes Visuais).
Dados da Pesquisa com os Professores:
A pesquisa revelou que a maioria dos professores não desenvolve atividades de EA em conjunto com outras disciplinas, como está previsto na legislação (PCNs, Lei 9.795, etc), conforme pode ser observado no Gráfico 1, onde 56% dos entrevistados afirmaram não desenvolver atividades em conjunto com outras disciplinas, ou raramente desenvolvem.
Esta situação pode ter relação com a falta de capacitação para trabalhar a temática socioambiental, relatada pelos próprios professores. Conforme podemos observar no Gráfico 2, onde 68% dos professores não participaram de qualquer capacitação recente neste sentido.
Em decorrência disto, apenas 44% dos professores se sentem capacitados para desenvolver a temática em sala de aula, conforme demonstrado no Gráfico 3. Outros 36% nunca trabalharam ou participaram de eventos com a temática ambiental, ou não lembram (Gráfico 4).
Também foram relatados pelos entrevistados (Gráfico 5) problemas como a falta de recursos didáticos para trabalhar o tema (42%).
Dados da Pesquisa com Formulários:
A Pesquisa com Formulários, aplicados junto aos gestores escolares, revelou que apenas 49% das instituições possuem condições físicas (ergonômicas e espaciais) para desenvolver a EA com eficiência (Gráfico 6). Talvez por isso apenas em 34% das escolas foi identificada a existência de um Projeto permanente de EA (Gráfico 7).
O estudo revelou que 50% das instituições visitadas em Juazeiro-BA não possuíam áreas verdes, ou eram estas áreas ocupavam pequenos espaços das escolas (Gráfico 8). Por outro lado, 83% das escolas pesquisadas em Petrolina apresentaram área verde inferior a 50% de sua área total (Gráfico 9).
A investigação demonstrou que 33% das escolas pesquisadas de Petrolina e 25% das escolas de Juazeiro, não possuíam hortas escolares (Gráfico 10). Apenas em 50% das escolas de Petrolina o PPP mencionava a temática ambiental em alguma passagem do documento, e em 25% das escolas de Juazeiro não faziam qualquer referência a temática (Gráfico 12).
Foi também constatado que em 62% das escolas de Juazeiro e em 50% das escolas de Petrolina, não ocorrem projetos mais duradouros de EA (Gráfico 13).
Problemas com o abastecimento de água também foram registrados no estudo em 37% das escolas de Juazeiro e em 17% das escolas de Petrolina (Gráfico 14). Dentre os problemas identificados destaque para aqueles relacionados ao abastecimento de água potável, tais como bebedouros quebrados, falta d’água, caixas d’água danificadas e vazamentos (Gráfico 15). Em 47% das escolas de Juazeiro a água é consumida sem nenhum tratamento, como a filtragem (Gráfico 15), incorrendo em riscos a saúde de estudantes e professores.
No Gráfico 16 podemos observar que 43% das escolas de Juazeiro apresentaram problemas com esgotamentos sanitário, tais como banheiros entupidos e esgotos a céu aberto próximos as escolas. Observou-se também que 33% das escolas de Petrolina e 37% das escolas de Juazeiro são afetadas por problemas socioambientais que ocorrem no entorno das instituições, tais como lixões, esgotos a céu aberto e outras formas de poluição.
Um dos dados mais impressionantes (Gráfico 18) revela que não haviam Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) em nenhuma das escolas visitadas pelo PEV em Petrolina, nem em 86% das escolas de Juazeiro. A única escola de Juazeiro com a COM-VIDA constituída foi uma das instituições já visitadas e mobilizadas para esta finalidade, em semestre anterior.
Não ocorre Coleta Seletiva do lixo em 87% das escolas de Juazeiro e nem em 50% das escolas de Petrolina (Gráfico 19).
50% das escolas de Juazeiro e 35% das escolas de Petrolina já enfrentaram ou enfrentam problemas de Saúde Pública (Gráfico 21). Dentre estes problemas destaque para infestação por piolho, doenças diarreicas e dengue (Gráfico 22).
O uso das Tecnologias de Informação, como a Sala de Informática, também foi investigado. Os dados revelaram que 38% das escolas de Juazeiro nunca usam estes equipamentos e que 50% das escolas de Petrolina usam raramente.
Foram registradas variações entre 2 e 5% dos percentuais, para mais ou para menos, em relação aos níveis de ensino.
Confira alguns Gráficos:
-
- Gráfico 22. Distribuição percentual do tipo de problema de saúde pública enfrentado pela escola. Todos os níveis
-
- Gráfico 21. Distribuição percentual da existência de problemas de saúde pública na escola. Todos os níveis
-
- Gráfico 16. Distribuição percentual da existência de problemas com esgotamento sanitário. Todos os níveis
-
- Gráfico 13. Distribuição percentual da existência de atividades de EA atualmente na escola. Todos os níveis
-
- Gráfico 12. Distribuição percentual da ocorrência da menção à temática ambiental no PPP. Todos os níveis
-
- Gráfico 11. Distribuição percentual da existência de Projeto Político Pedagógico na escola. Todos os níveis
-
- Gráfico 8. Distribuição percentual da Existência de áreas verdes na escola. Todos os níveis – Juazeiro-BA
-
- Gráfico 7. Distribuição percentual da Existência de Projetos Permanentes de EA. Todos os níveis – Petrolina-PE e Juazeiro-BA
-
- Gráfico 6. Distribuição percentual da avaliação das condições da escola para desenvolver a EA. Todos os níveis – Petrolina-PE e Juazeiro-BA
-
- Gráfico 5. Distribuição percentual das dificuldades em inserir a temática ambiental pelos professores. Todos os níveis – Petrolina-PE e Juazeiro-BA
-
- Gráfico 4. Distribuição percentual da participação em Projetos ambientais pelos professores. Todos os níveis – Petrolina-PE e Juazeiro-BA
-
- Gráfico 3. Distribuição percentual da capacitação declarada pelos professores. Todos os níveis – Petrolina-PE e Juazeiro-BA
-
Posts relacionados

Atividades de arborização e compostagem mobilizam alunos e professores 21 de August de 2015 0 comments

Consumo sustentável e economia de recursos nas escolas 19 de August de 2015 0 comments

Abertas as Inscrições para a 6ª Conferência Regional de Educação Ambiental Interdisciplinar 19 de August de 2015 0 comments

Visitas Técnicas sensibilizam alunos e professores 19 de August de 2015 0 comments

PEV promove coleta seletiva em escolas 17 de August de 2015 0 comments

Pesquisas do PEV em 2015 revelam problemas nas escolas 15 de August de 2015 0 comments