Grupos de trabalho GTs

Os Resumos e Artigos devem ser enviados diretamente para o email do Coordenador do GT, com cópia para o email: educambiental.univasf2014@gmail.com

GT 1 - Desafios e Possibilidades da Educação Ambiental nas Escolas

Email: weaiunivasf.gt1@gmail.com
Profa MsC Nilmara Mércia de Souza Sá Santos (IESB)
Prof MsC João Sotero do Vale Júnior (UNIFACS e IF-Sertão)

Os trabalhos enviados para este GT devem apresentar relatos de experiências e/ou de pesquisa envolvendo ações, práticas educativas, composições curriculares, contextualização e percepções de professores, alunos e demais envolvidos no processo ensino-aprendizagem da Educação Ambiental, formal e informal.

GT 2 - Capacitação de Professores em Educação Ambiental

Email: weaiunivasf.gt2@gmail.com
Profa MsC Irailde Gonçalves de Lima (UNEB)
Profa Dra Edonilce Barros (UNEB)

Neste GT os trabalhos reunidos contemplam questões como o perfil, características da formação acadêmica, atividades de formação e capacitação, dos professores que atuam no magistério; bem como trabalhos sobre promoção da Educação Ambiental, experiências interdisciplinares, e de Educação Contextualizada.

GT 3 - Convivências com o Semiárido e os Demais Biomas Brasileiros

Email: weaiunivasf.gt3@gmail.com
Prof MsC Celso Sales Franca (Facape)
Prof Dr Cloves Ramos (UNIVASF)

Este Grupo de Trabalho pretende articular debates sobre Representações sociais, processos cooperativos e as diferentes formas de convivência com o Semi-Árido e demais biomas brasileiros; ações de conservação e preservação, que buscam a sustentabilidade socioambiental, a partir do reconhecimento e problematização das questões locais.

GT 4 - Arte e Mídia Ambiental

Email: weaiunivasf.gt4@gmail.com
Profa Dra Fabiane Pianowski (UNIVASF)
Prod MsC Jorge Cavalcante Ramos (UNIVASF)

O objetivo deste GT é reunir trabalhos extensivos, de ensino e de pesquisa relacionados com as várias possibilidades de representações artísticas da questão ambiental; diferentes experimentos através das artes cênicas, gráficas, plásticas e artísticas em geral, bem como das novas tecnologias midiáticas, empregadas no desenvolvimento da Educação Ambiental.

GT 5 - Saúde Ambiental

Email: weaiunivasf.gt5@gmail.com
Prof Dr César Augusto Silva (UNIVASF)
Profa MsC Glória Maria Pinto Coelho (UNIVASF)

Serão articulados neste grupo, trabalhos que relacionem a Saúde com a Educação Ambiental. Poderão contemplar temas como estratégias e processos de Saneamento Ambiental, Higiene e Prevenção, Alimentação Saudável e Segurança Alimentar, Impactos das diversas formas de poluição, uso de agrotóxicos e Agroecologia, doenças infectoparasitárias, Esporte e Lazer Socioambiental, como práticas educativas para melhoria da qualidade de vida.

GT 6 - Estado e Meio Ambiente

Email: weaiunivasf.gt6@gmail.com
Prof Dra Rosicleide Melo (UNIVASF)
Prf Dr Marcelo Henrique (UNIVASF)

Contempla diferentes pesquisas e análises das ações, projetos e políticas desenvolvidas pelos Poderes Públicos e pela Sociedade Civil no enfrentamento dos problemas socioambientais, a partir da promoção da Educação Ambiental, formal e informal, que visam estimular a participação popular e garantir a sustentabilidade das ações executadas.